segunda-feira, 27 de agosto de 2012

OS CARROS ANTIGOS


Estar em Cuba é como estar dentro de um filme antigo, daqueles ainda em preto e branco. Não só pela arquitetura esplendorosa (embora malconservada em muitos pontos de Havana), mas por personagens muito especiais: os carros antigos. “As máquinas”, como são chamados por lá, impressionam até quem não liga a mínima para carros. E dar uma volta neles, tendo o Malecón como cenário e o mar do Caribe ao alcance dos olhos é como ser um astro de cinema, na vida bem real.


Fords e Chevrolets da década de 1950 dividem espaço com automóveis modernos – sim, há carros novíssimos na terra de Fidel, para cubanos e disponíveis na estatal de aluguel de veículos para estrangeiros. Algumas máquinas ainda conservam as peças originais, mas muitas têm já motores atuais, para aguentar o tranco do trabalho diário dos taxistas. Por 2 a 5 CUC é possível se deslocar tranquilamente numa belezinha dessas num táxi coletivo ou, combinando preço especial, numa corrida privativa.
No interior, as máquinas são ainda mais presentes e são um dos principais meios de transporte dos cubanos entre uma cidade e outra. Não importa o lugar: segure a porta se ela estiver caindo e deixe-se levar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário